Sala limpa em ambiente controlado

NÃO abra o seu disco rígido e exponha a mídia !!!

Internamente precisa ser trabalhando de maneira técnica e profissional, portanto não faça você-mesmo.

Somente um engenheiro de recuperação de dados de disco rígido qualificado, em um ambiente de sala limpa e certificado deve abrir uma unidade. Muitos hds chegam diariamente em nossa empresa já aberto por técnicos ou empresas que não tem o mínimo de experiência nem tecnologia para abertura de hds, o que é pode ser considerado totalmente catastrófico.

NÃO tente trocar placas de circuito em unidades modernas.

Pode haver problemas de conflito de área de firmware/sistema que podem causar grandes problemas.

Por que meu disco rígido precisa de um ambiente de sala limpa?

Os componentes de trabalho encontrados dentro de discos rígidos são propensos a danos quando introduzidos em partículas de poeira e outros contaminantes transportados pelo ar.

Os casos de recuperação que exigem trocas de cabeçotes ou recalibração, trocas de pratos, inspeção visual ou envolvimento de cabeça, onde um engenheiro abrirá o estojo da unidade, devem ser feitos em um ambiente certificado de sala limpa.

O conjunto da cabeça de leitura / gravação paira apenas alguns microns entre os pratos e nunca deve entrar em contato com eles. (Um micron é milhões de vezes menor que o milímetro!) Se as agulhas entrarem em contato com os discos, podem riscar o prato(platters), destruindo permanentemente seus dados.

Isso significa que a maioria das bactérias não caberia entre os pratos e a cabeça de leitura / gravação! É assim que eles são delicados! Cada partícula transportada pelo ar é considerada enorme quando se considera o espaço entre a cabeça e o prato no disco rígido!

Os discos do disco rígido giram várias vezes por minuto e, por causa disso, partículas de poeira podem causar um acidente catastrófico na cabeça, o que será fatal para os seus dados. Dentro do hd tem um filtro que sua função é filtrar as impurezas dentro do disco.

Os dados são gravados em discos magnéticos chamados platters, formados por discos extremamente rígidos que… garantem a qualidade de gravação e leitura. Esses materiais mais duros e resistente são necessários para evitar a ocorrência de erros que podem surgir caso ocorram deformações na superfície.

Os platters são compostos por duas camadas, a primeira chamada de substrato que é feita de alumínio, está camada é constituída de um disco polido, que é desenvolvido em laboratórios extremamente limpos sem a presença de pó ou sujeira .um hd pode ter vários platters, dependendo muito do tamanho e da tecnologia do mesmo.

O que permite a gravação de dados é uma segunda camada feita de material magnético, aplicada nos dois lados do substrato polido. Para aplicar esta camada é utilizado o PLA, tecnologia semelhante à usada para soldar transistores em processadores. Como a camada magnética possui espessura de somente alguns microns, acima dela há uma fina camada protetora que evita que pequenos impactos danifiquem o disco rígido.

Os HDs mais comuns são capazes de alcançar entre 5.600 a 7.200 rotações por minuto, mas existem discos com rotaçoes maiores que 10.000 no caso os discos em formato SAS.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *