Os métodos para recuperar dados em dispositivos como Hd´s dependem muito de como foi a perda relativa

a perda dos dados.

Exclusão de arquivos

Todo arquivo excluído , ainda fica na área do disco mesmo que apagado na lixeira e pode sim ser restaurado com segurança, com exceção caso o usuário vir a usar o hd e na sequência inserir novos dados que por coincidência podem ter sido sobreescritos por novos hexadecimais. O que chamamos de sobreescrição de novos dados, alterando seu cabeçaho e seu índice o arquivo fica embaralhado por novos hexadecimais e por consequência está corrompido.

O sistema Windows NTFS mantém as informações de descrição do arquivo depois que o arquivo foi excluído, tornando relativamente fácil, jé em Sistemas HFS+ já se tornam mais complexos a recuperação de dados excluidos, devido os algoritimos terem dificuldade na localização de dados perdidos, mas ainda há grandes chances de recuperação caso não tenha sobrescrito o disco.

Corrupção de arquivos

O famoso corrompimento de arquivos, podem estar ligados a hds com bad blocks , hds com problemas gravíssimos no cache da midia, hds com falhas de cabeças , pois toda a leitura incompleta de um disco pode gerar resultado de arquivos corrompidos. Mas também pode ser originado a falhas de energias como oscilações , erro de instalações de programas e falhas de hds. A diferença do arquivo que foi corrompido quando estava se manipulando do arquivo que foi já gravado corrompido, a segunda opção já não tem chances de reparação pois já foi gravado com novos hexadecimais que já estão quebrados.

Formatação de Hd

Há sim condição de recuperação em qualquer hd que foi formatado. Alguns sistemas de arquivos, como o NTFS, terão uma maior probabilidade de recuperação se forem sobrescritos pelo mesmo sistema de arquivos, enquanto outros realmente terão uma chance menor se forem sobrescritos pelo mesmo sistema – escrever XFS sobre FAT torna mais provável para que os arquivos FAT sejam recuperados. Então cada caso é um caso em especifico e deve ser analisado pela equipe SOS DATA RECOVERY para com algoritmos próprios possamos fazer as verificações rotineiras a perda de dados nestas condições.

Recuperação de Dados em hds Em formato Raw

Significa que ele perdeu os sistema de arquivos, há sim grandes chances de recuperação caso o mesmo for submetido a analise por nossa equipe antes de ser sobreescrito com novos dados. No caso de danos no sistema de arquivos, o número de arquivos que podem ser recuperados depende da extensão do dano e de quais informações de alocação ainda

Recuperação de Dados em Hds com Danos Fisicos

Recuperar hds formatados ou excluídos é uma coisa, agora já recuperar dados em hds fisicamente danificados já é outra totalmente diferente. Precisa ser avaliado e periciado e após o diagnóstico podemos sim tentar a recuperação de dados mas com outro nível de dificuldade maior. Desmontar uma unidade sem danificá-la é muito difícil – os profissionais só os abrem em fluxo laminar com salas limpas, que são ambientes altamente controlados, livres de quase todos os poluentes ambientais. Até mesmo uma única partícula de poeira que cai em uma placa de disco rígido pode causar falha no cabeçote de leitura / gravação e multiplicar os problemas da unidade.

Recuperar hd riscado ? Mito ou Verdade

Recuperação de hds com riscos, vai depender muito da extensão do risco, então caso o hd estiver em situação de crash disk( impacto com marcas de cabeças) há poucas chances de dar certo esta empreitada pois os platters são ultra sensíveis a impactos gerados pelas cabeças de leituras que possuem agulhas que podem em contato com o disco fazer um grande estrago inutilizando as bordas dos platters ou o disco todo. Se você for direcionado a um especialista em recuperação de dados,caso o hd ter pequena lesão pode ser que num transplante de cabe;as ele detecte e sendo assim um bom técnico da área de recuperação de dados do hd executará várias técnicas , desde a reconstrução de partes do disco rígido até a criação de uma imagem byte a byte do hd se possível, e caso o hd estiver com dados inelegiveis pode ser possível mapear de modo seletivo suas cabe;as ou ate mesmo desbloquear a mídia cache ou reparar as partes corrompidas.

Porque Não Posso Abrir meu Hd?

Um hd somente e possível abrir sem a contaminação  total com equipamentos apropriados para recuperação de dados, um deles chama-se fluxo laminar , sala limpa ou ambiente limpo como muitos chamam, os equipamentos como capela laminar possui filtros que reduzem as impurezas, protegendo de partículas de sujeira em suspensão no ar, evitando que quando for aberto um hd dentro do ambiente limpo não acumule sujeiras nos platters nem contato com impurezas que sao encontradas no ar em qualquer ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *